A Intel, o Google e a Sony anunciaram a “Google TV”, a mais nova iniciativa de juntar Internet e televisão de olho nos 70 bilhões de dólares do mercado publicitário na TV.
Praticamente todas as grandes empresas dos setores de tecnologia e
eletrônicos falharam na tentativa de colocar a Internet na TV, desde
Microsoft até a nova arquirrival do Google, Apple.
A televisão é um mercado atraente para o Google na expansão de
seus negócios com publicidade online, que gera boa parte de sua receita
anual de 23,7 bilhões de dólares, segundo dados de 2009. Mas até agora, não foi possível encontrar um modelo de negócios bem-sucedido.
O principal foco do Google é integrar um decodificador aos aparelhos
de televisão para fazer buscas por vídeos e outras informações na TV e
na Web.
A Sony produzirá os aparelhos, que serão lançados ainda este ano, a
tempo da temporada de vendas de Natal, enquanto a Intel fornecerá seus
microprocessadores Atom.
Para a Sony, que vem perdendo a liderança no setor de eletrônicos
para a Samsung, entre outras, o projeto ajuda a colocá-la na frente no
desenvolvimento de uma nova geração de aparelhos.
“Vídeos deveriam ser consumidos na maior e melhor tela da casa.
E isso é a TV. Não o PC ou o celular ou qualquer outra coisa no meio
disso”, disse o gerente de produtos do projeto do Google, Rishi Chandra.
A varejista de eletrônicos norte-americana Best Buy já se dispôs a
vender os aparelhos e a DISH Network deve integrar seus serviços ao
Google TV.